CIBERGESTIÓN

CIBERGLOSARIO

CIBERGLOSARIO

A
Avaliação do (Imóvel)- É um relatório feito por especialistas para estimar o valor comercial de um imóvel de acordo com suas condições físicas e análise de mercado. É usado para pedir um crédito/financiamento imobiliário, saber o prêmio correto na hora de obter seguro, definir o preço do aluguel ou saber o valor do imóvel para sua venda.
B
Banco Digital- Estes são os serviços financeiros oferecidos por meio de canais não presenciais, como computador, smartphone, tablet, TV ou wearable. Canais presenciais como o escritório, o caixa eletrônico ou o telefone bancário estão excluídos.
Big Data – Compreende o conjunto de um grande número de informações e/ou dados, semiestruturadas e não estruturadas, que têm potencial para serem extraídas para serem interpretadas e obter informações valiosas para a tomada de decisões e abre caminho para oportunidades e desenvolvimento de novos modelos de negócios.
Broker Imobiliário (Corretor de Imóveis) – É um especialista com amplo conhecimento no ramo imobiliário, cujo objetivo é apoiar as pessoas na seleção e obtenção de um crédito, oferecendo a opção que melhor se adequa às suas necessidades e que lhes dê maiores benefícios.
C
Compliance – É um termo que vem do mundo empresarial anglosajón (anglo-saxão) e que se refere às medidas adotadas por uma empresa para satisfazer os requisitos legais aos quais é obrigada, bem como os compromissos adquiridos com terceiros (clientes, fornecedores, funcionários etc.)
Crédito Imobiliário Compartilhado- São os empréstimos que você pode obter somando a sua renda com a renda de alguém direto da família. Embora geralmente esses tipos de compromissos sejam geralmente compartilhados com o cônjuge, algumas instituições financeiras permitem unir forças com um parceiro, sem necessariamente existir qualquer parentesco.

Ch
Chatbot – Software de IA projetado para executar uma série de tarefas de forma independente e sem a ajuda de um humano, incluindo simular uma conversa com um usuário, fornecendo informações úteis.
E
Escritura Pública – É um documento feito por um tabelião público para estabelecer, legalmente as obrigações e direitos do indivíduo que compra ou herda uma casa ou terreno.
F
Fintech – Derivado das palavras » finance technology «, este termo refere-se a novas aplicações, processos, produtos ou modelos de negócios no setor de serviços financeiros, disponibilizados ao público via Internet. Também é usado para nomear as empresas que, através do uso de ferramentas tecnológicas, oferecem esse tipo de produtos e serviços.
G
Gentrificação- Refere-se ao processo de transformação de um espaço urbano deteriorado a partir da remodelação, reabilitação e construção de novos espaços gerando uma reavaliação imobiliária. O efeito mais significativo desse fenômeno é a saída dos habitantes originais de menor renda por residentes de maior renda.
H
Hipoteca – Este termo refere-se a um imóvel que atua como garantia do pagamento de um crédito. Ou seja, o imóvel em questão permanece na posse de seu proprietário, embora o credor esteja em posição de promover sua venda caso a dívida não seja paga dentro do prazo acordado.

I
IMEI — International Mobile Equipment Identity — é um código internacional de identidade pré-gravado pelo fabricante em cada telefone, comparável às impressões digitais das pessoas, o que ajuda a localizá-los cada vez que se conectam à rede.
IoT (internet of things ) – A Internet das Coisas refere-se à interconexão digital de objetos cotidianos com a Internet, transformando-os em objetos inteligentes. Entre as principais utilidades para as quais é utilizado estão dois grandes grupos: monitoramento remoto e manutenção preditiva.
IA – A Inteligência Artificial, é a simulação de processos de inteligência humana por máquinas que incluem aprendizado, raciocínio preditivo e autocorreção. Suas aplicações incluem sistemas especializados, reconhecimento de voz e visão computacional artificial.
IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é conhecido por ser a inflação oficial do país,
IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) é lembrado por corrigir os contratos de locação, sejam eles comerciais ou residenciais

M
Matrícula (Cadastro). Incorporação de um imóvel pela primeira vez ao Registro de Bens Públicos, a fim de ser introduzido à vida cadastral.

N
NFC -Near Field Communication- é uma tecnologia sem fio de alta frequência e de curto alcance. Atualmente, seu uso está associado a pagamentos sem contato (contactless) diretamente de um celular.

O
Omnicanalidad – é a integração de todos os canais existentes no mercado, a fim de gerar e otimizar caminhos que se entrelaçam para que um cliente que iniciou uma comunicação por uma forma de interação possa continuar por outro, a fim de melhorar significativamente sua experiência.

R
RPA- Robot Process Automation – Uso de máquinas para realizar tarefas repetitivas de forma autônoma, o que possibilita a padronização e otimização de processos reduzindo o tempo de entrega em mais de um terço, com o benefício adicional de uma melhoria na qualidade.
Representação – É a possibilidade de delegar poderes a determinada pessoa para sua representação devido à impossibilidade de as pessoas agirem ao mesmo tempo em vários lugares ou agirem por si mesmas.

S
Startup – É uma emergente que desenvolve ideias inovadoras, relacionadas ao mundo digital e tecnológico, e que suas mesmas características lhe dão grandes possibilidades de crescimento.
Saldo Devedor – Refere-se ao valor que ainda não foi liquidado da dívida ou crédito original. Ao solicitar um empréstimo é importante rever este prazo, uma vez que existem empréstimos cujos juros são estimados de acordo com o valor atualizado no final do último mês e outros que se baseiam na dívida original.

T
Tecnologias biométricas- São tecnologias automatizadas para reconhecimento de pessoas com base em suas características fisiológicas, como impressão digital, reconhecimento facial, análise de íris, entre outras.
Transformação digital- São as novas oportunidades de negócios que surgem graças à tecnologia e à reconstrução da dinâmica organizacional e processos que ela possibilita.

W
Workflow- No âmbito Laboral esses sistemas de processamento de informações buscam automatizar determinados processos de negócios de uma organização, proporcionando uma estrutura a fim de obter maior eficiência na execução de tarefas.