Nestes últimos dois anos, nos quais tem sido mais importante do que nunca dedicar tempo à inovação estratégica e pensar em novas formas de adaptar o negócio, automatizar as tarefas mais repetitivas de empresas de todos os setores, tornou-se uma necessidade.
Portanto, e na busca de obter vantagens competitivas no mercado e oferecer soluções mais eficientes às exigências de seus clientes, as empresas têm se voltado para a robotização de diversos processos.
O RPA (Robot Process Automation) permite que as máquinas sejam usadas para realizar tarefas repetitivas de forma autônoma, o que possibilita padronizar e otimizar processos reduzindo o tempo de entrega em mais de um terço, com o benefício adicional de uma melhoria na qualidade. Além disso, permite que o talento humano se concentre em questões estratégicas de negócios e inovação.
Quando falamos de RPA não nos referimos a um robô em si, mas a um software que usa regras para executar tarefas simples, é uma ferramenta flexível que permite se adaptar aos processos de cada empresa e aprende com o usuário, embora deva ser observado que para trabalhar requer de input humano.
Entre as muitas vantagens do RPA é que ele pode ser implementado em quase todas as áreas de empresas: Faturamento, Recursos Humanos, Compras, Atendimento e Serviços ao Cliente, Gestão do Conhecimento entre outras e pode executar tarefas como capturar formulários, anexos em e-mails, autenticar-se em sites (webs), extrair dados da web, de aplicativos, realizar cálculos etc.
Alguns dos benefícios do RPA são:
• Execução 24/7. A robotização permite que o trabalho continue a ser desenvolvido 365 dias por ano, reduzindo assim o tempo de execução e os erros.
• São escaláveis. Ele permite gerenciar diferentes cargas de trabalho simplesmente adicionando ou reduzindo robôs, que são simples para ligar e desligar. Além disso, oferecem flexibilidade para cobrir um maior volume de trabalho devido ao tempo ou sazonalidade, por exemplo, no final do mês ou ano.
• Conformidade com os controles. Ele consegue monitorar cada etapa do processo e analisa o nível de conformidade de acordo com as normas internas e externas.
• Redução de custos. Você pode pensar que implementar um RPA é caro, na verdade é mais barato do que o salário da pessoa ou grupo de pessoas que desempenham essas funções.
• Melhoria contínua. O RPA permite que você revise constantemente fluxos e processos para fazer melhorias contínuas.
• Adaptabilidade. Ele pode ser instalado no computador de cada usuário ou em ambientes virtuais. Também possui software compatível com várias plataformas.
A combinação de eficiência, precisão e custo do RPA torna ideal para atividades como: entrada de dados no sistema, gerenciamento de processos baseado em regras, desenvolvimento de relatórios, gerenciamento de documentação e informações, gerenciamento de atividades transacionais, classificaç30ão de dados, envio automático de e-mails, entre outros.
Como iniciar um processo de automação? O primeiro passo é fazer uma análise dos processos e fluxos de informações. Para alcançar uma implementação bem-sucedida, as organizações devem estar dispostas a adaptar sua estrutura tecnológica e humana, bem como modificar funções atuais – a aplicação efetiva de um RPA requer comprometimento e mudança de mentalidade – é por isto que algumas empresas decidam terceirizar para empresas especializadas os processos viáveis para a implementação de um RPA.
Na Cibergestión oferecemos terceirização de todos os tipos de processos de negócios. Damos ao cliente flexibilidade e grande eficiência nos custos, aproveitando a escala e nossas vantagens em tecnologia.
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