Nestes últimos dois anos, nos quais tem sido mais importante do que nunca dedicar tempo à inovação estratégica e pensar em novas formas de adaptar o negócio, automatizar as tarefas mais repetitivas de empresas de todos os setores, tornou-se uma necessidade.  

Portanto, e na busca de obter vantagens competitivas no mercado e oferecer soluções mais eficientes às exigências de seus clientes, as empresas têm se voltado para a robotização de diversos processos.

O RPA (Robot Process Automation) permite que as máquinas sejam usadas para realizar tarefas repetitivas de forma autônoma, o que possibilita padronizar e otimizar processos reduzindo o tempo de entrega em mais de um terço, com o benefício adicional de uma melhoria na qualidade. Além disso, permite que o talento humano se concentre em questões estratégicas de negócios e inovação.

Quando falamos de RPA não nos referimos a um robô em si, mas a um software que usa regras para executar tarefas simples, é uma ferramenta flexível que permite se adaptar aos processos de cada empresa e aprende com o usuário, embora deva ser observado que para trabalhar requer de input humano.

Entre as muitas vantagens do RPA é que ele pode ser implementado em quase todas as áreas de empresas: Faturamento, Recursos Humanos, Compras, Atendimento e Serviços ao Cliente, Gestão do Conhecimento entre outras e pode executar tarefas como capturar formulários, anexos em e-mails, autenticar-se em sites (webs), extrair dados da web, de aplicativos, realizar cálculos etc.

Alguns dos benefícios do RPA são:


Execução 24/7. A robotização permite que o trabalho continue a ser desenvolvido 365 dias por ano, reduzindo assim o tempo de execução e os erros.


São escaláveis. Ele permite gerenciar diferentes cargas de trabalho simplesmente adicionando ou reduzindo robôs, que são simples para ligar e desligar. Além disso, oferecem flexibilidade para cobrir um maior volume de trabalho devido ao tempo ou sazonalidade, por exemplo, no final do mês ou ano.

Conformidade com os controles. Ele consegue monitorar cada etapa do processo e analisa o nível de conformidade de acordo com as normas internas e externas.


Redução de custos. Você pode pensar que implementar um RPA é caro, na verdade é mais barato do que o salário da pessoa ou grupo de pessoas que desempenham essas funções.

Melhoria contínua. O RPA permite que você revise constantemente fluxos e processos para fazer melhorias contínuas.

Adaptabilidade. Ele pode ser instalado no computador de cada usuário ou em ambientes virtuais. Também possui software compatível com várias plataformas.

A combinação de eficiência, precisão e custo do RPA torna ideal para atividades como: entrada de dados no sistema, gerenciamento de processos baseado em regras, desenvolvimento de relatórios, gerenciamento de documentação e informações, gerenciamento de atividades transacionais, classificaç30ão de dados, envio automático de e-mails, entre outros.

Como iniciar um processo de automação? O primeiro passo é fazer uma análise dos processos e fluxos de informações. Para alcançar uma implementação bem-sucedida, as organizações devem estar dispostas a adaptar sua estrutura tecnológica e humana, bem como modificar funções atuais – a aplicação efetiva de um RPA requer comprometimento e mudança de mentalidade – é por isto que algumas empresas decidam terceirizar para empresas especializadas os processos viáveis para a implementação de um RPA.

Na Cibergestión oferecemos terceirização de todos os tipos de processos de negócios. Damos ao cliente flexibilidade e grande eficiência nos custos, aproveitando a escala e nossas vantagens em tecnologia.

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