No contexto atual, para fortalecer seu desempenho e responder de forma ágil e eficaz às demandas de seus clientes, tanto internos quanto externos, muitas organizações estão tomando a decisão estratégica de colocar parte de suas funções nas mãos de especialistas, permitindo que eles se concentrem no que fazem de melhor: maximizar o desempenho e minimizar custos.

E, graças à implementação de diferentes ferramentas tecnológicas, como a integração com soluções de inteligência artificial, automação de processos, contratação eletrônica ou gestão de documentos digitais, especialistas em Business Process Outsourcing (BPO) têm sido capazes de ajudar muitas empresas de diferentes setores a se adaptarem a todos os momentos à realidade de seus negócios,   provando ser uma ferramenta útil para se manter competitivo em um mercado cada vez mais exigente, além de  permitir que eles liberem recursos que possam ser dedicados a aumentar sua competitividade.

No entanto, antes de dar o passo em direção à terceirização, é importante definir, o que terceirizar e até onde?

Em geral, podemos dizer que tudo o que não é o principal negócio da empresa, pode ser terceirizado, tendo em vista que o core da empresa é prestar serviços e não realizar processos.

Se você já tomou a decisão de terceirizar alguns serviços da sua empresa, você já sabe com quais você poderia começar? Aqui estão alguns dos departamentos que você pode fortalecer, parcial ou totalmente, dependendo do tamanho e necessidades do seu negócio:

Recursos Humanos: Esta é uma forma acessível e rápida de receber a expertise de profissionais preparados para atender e/ou fortalecer determinadas áreas-chave do seu negócio, seja de maneira permanente, ocasionalmente ou por projeto. 

Tecnologia da Informação: Permite o acesso a tecnologias evolutivas e adaptáveis às novas exigências das empresas, sem a necessidade de recorrer às implicações de uma reengenharia total dos processos ou  investir na compra de software, o que, além disso, se traduz em uma melhoria tanto no tempo de entrega,  quanto na qualidade das informações, para a tomada de decisões estratégicas, o que se traduz em uma grande vantagem competitiva.

Back Office: Eles têm recursos tecnológicos de última geração e pessoal especializado que oferecem soluções sob medida, para que as empresas possam contratar serviços específicos permanente ou temporariamente (para projetos ou campanhas específicas), evitando assim, alocar recursos valiosos, tanto humanos quanto monetários, para contratar, treinar e gerenciar um projeto que durará pouco tempo. Os serviços de back office são geralmente sob demanda.

Gestão de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management): Permite automatizar processos que hoje exigem muito tempo e dedicação, aumentando a eficácia da organização e fortalecendo sua imagem na frente dos clientes. Também dá às organizações a possibilidade de alinhar os objetivos do negócio com as necessidades dos clientes e permite o monitoramento dos recursos da empresa para aumentar a eficiência e a produtividade.

Gestão de documentos: Quando os volumes de digitalização de notas, faturas ou outros documentos são muito altos, uma possível solução é contratar os serviços de uma empresa especializada em gestão de documentos, o que se traduz em um aumento de produtividade automatizando esses serviços, melhorando o fluxo de informações e otimizando o tempo de pesquisa para focar em habilidades básicas.

Atendimento ao cliente: Muitas empresas fortalecem essas áreas por meio de serviços especializados de BPO que facilitam o acesso a novas tecnologias como bots de bate-papo (chatbots ou robôs de conversação), help desk e contact center, que permitem que grandes e pequenas empresas alcancem contato mais próximo com seus usuários e potenciais clientes, melhorando a imagem de sua empresa e gerando novas oportunidades de negócios,  reduzindo consideravelmente o tempo e o número de interações para responder perguntas comuns a vários usuários ao mesmo tempo e imediatamente. Além disso, eles fornecem informações de grande valor para a empresa para a tomada de decisão.

A terceirização de serviços (BPO) é um esquema que oferece benefícios às empresas, tornando-as mais eficientes e permitindo que elas alcancem um melhor posicionamento no mercado, desde uma simples tarefa de digitalização até a robotização e automação de um processo.  Na Cibergestión by BC temos mais de 40 anos de experiência acumulada em serviços de gestão e somos líderes indiscutíveis em processos de BPO na Europa e América. Conheça-nos!

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